Cearense ensina o esporte para quase 30 crianças piauienses Eudazio da Silva desenvolve projeto de kitesurfe para crianças do Piauí
Category: Kite Surf

,, O patrocínio é o fator mais importante para que jovens se transformem em bons atletas. Ter um patrocinador dá ao kitesurfista acesso aos equipamentos corretos e o faz evoluir no esporte.

Eudazio da Silva, tricampeão brasileiro de kitesurfe, nasceu e cresceu no mar do Cumbuco e impressionou o mundo com seu estilo forte e seguro de voar. Hoje, aos 32 anos, é nome de escola de kite e fundou seu próprio projeto social, o EDS Kite Kids, em 2021. Desde 2018, Eudázio vive em Barra Grande, no Piauí. “Hoje a gente atende 28 crianças. As dificuldades são muitas, mas os equipamentos de kite sempre chegam”.

Foto: Eudázio na Praia da Barrinha, onde ensina kitesurfe às crianças.

Eudazio veleja desde os 08 anos, quando aprendeu o esporte que abriu as portas do mundo para ele. Hoje, permite que meninos e meninas, com o mesmo sonho que ele, tenham a chance de mudar sua realidade. A disciplina que esse atleta desenvolveu na sua própria carreira, atualmente serve de exemplo para seus discípulos. “O que eu quero é que as crianças ampliem seus horizontes e possam ter mais escolhas, no futuro", sonha Eudazio.  

Foto: Meninos do EDS Kite Kids em mais um dia de treino no Piauí. 

Marcelo Lopes, parceiro de Eudazio no projeto, nasceu em Parnaíba, no Piauí, e hoje lidera as aulas teóricas. Seu filho, Douglas Lopes, 13 anos, é uma das grandes promessas do Kite Kids e já viaja localmente para competir. “A gente não tem incentivo nem na escola nem na família. O projeto hoje em dia é feito por amigos". 

Foto: Marcelo Lopes é quem comanda as aulas teóricas no EDS Kite Kids

O patrocínio é o fator mais importante para que jovens se transformem em bons atletas. Ter um patrocinador dá ao kitesurfista acesso aos equipamentos corretos e o faz evoluir no esporte. No projeto de Eudazio, as crianças aprendem sobre a importância da disciplina, sobre honrar o patrocínio, e também a consertar os kites que recebem. Os que se tornam maiores de idade dão aulas aos menores e assim podem usar os equipamentos e continuarem evoluindo. Os olhos e mãos do cearense Eudázio da Silva estão presentes em todos os momentos. 


 

Sobre o autor

Foto de Giselle Nuaz

Author: Giselle Nuaz

A jornalista brasileira de esportes radicais Giselle Nuaz gosta de passar tanto tempo na água quanto escrevendo sobre o que acontece acima dela. Quando não está praticando kitesurf, ela viaja, escreve, lê e celebra a vida.
Usamos dados e cookies necessários para operar o site. Leia nossa Política de Privacidade. Saiba mais